26.2.12

#1 [Hotel Memória]

Já por várias vezes me tinha perguntado se os livros de João Tordo teriam realmente interesse. Apesar do prémio Saramago ser um bom indicador, confesso que nunca lhes prestei grande atenção e que de todas as vezes que, numa livraria, passei os olhos pela sua lombada não me despertaram curiosidade.
Um dia destes, e porque ouvira alguém que considero um grande leitor referir positivamente O Bom Inverno, decidi arriscar. Comprei o Hotel Memória (o seu segundo romance) em segunda mão e cá vai disto.
A aparente simplicidade da escrita prendeu-me mais depressa do que podia imaginar quando comecei a ler. O estilo curto e escorreito não deixa adivinhar a riqueza de um policial bem construído, cheio de referências literárias e musicais, com o Jazz, o Fado e Nova Iorque em pano de fundo.
E é um livro que, fazendo justiça ao título, me evocou memórias: o cheiro da primavera a começar na cidade que não dorme ou o A Room At The Heartbreak Hotel, música que não tem nada a ver com a esta história mas que também poderia entrar na sua banda sonora.